Mais um imóvel reabilitado numa zona histórica de Lisboa, a graciosa Graça cheia de luz.
A nossa capital está a fervilhar em todos os poros, e onde existiam prédios podres e sujos, estão agora fachadas alegres, de cara lavada. E os interiores que tantas vezes estavam a ruir, ou descuidados, estão a ser recuperados por quem lhes quer bem.
O boom turístico parece que veio para ficar e se e por um lado poderíamos enumerar mil motivos que têm sido menos bons para a cidade e para os seus habitantes, vamos optar por enumerar as coisas boas – e sem dúvida, para a arquitectura e estética da cidade, tem sido uma mais valia.
Nunca se viu como agora tanto projecto de reabilitação, recuperação e renovação. Transformar o velho em novo, em vez de construir , reconstruir. Bairros outrora degradados e considerados menos apelativos, estão agora com uma nova vida – e não apenas porque estão mais bonitos, mas porque têm vindo a ser criadas infraestruturas de suporte que também atraem mais pessoas. Cafés com alma, mercearias deliciosas, espaços culturais.
Sempre fomos apologistas que reabilitar é preciso, e finalmente, cada vez mais tem vindo a ser uma prioridade. Ainda estamos longe do ideal, mas sem dúvida, a cidade está mais graciosa.
(Nas fotos, apresentamos os interiores de um apartamento na Graça, que estava totalmente descuidado e pouco dava para aproveitar. Levou uma remodelação total pelas mãos das arquitectas Arqama, de forma a ficar mais luminoso, espaçoso e funcional.)
English version soon